Projeto Matéria-Mãe: Estudantes da UFMS Três Lagoas conquistam Top 20 nacional com inovação social

Time Enactus UFMS CPTL se destaca entre veteranos de todo o Brasil na categoria de novas ideias (Insights) com projeto que une reciclagem e inclusão de mães atípicas

 

O Time Enactus UFMS CPTL, grupo de empreendedorismo social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Câmpus Três Lagoas), colocou a cidade e a universidade em destaque no cenário nacional nesta semana. Em sua estreia em competições, a equipe classificou o Projeto Matéria-Mãe entre os Top 20 melhores do Brasil no Prêmio Cooperando para um Amanhã Melhor 2026.

A conquista é ainda mais expressiva porque o time é recém-criado e competiu na categoria “Insights”, destinada a projetos em fase de ideação e validação. Isso significa que, mesmo sem ter o negócio rodando há anos, os estudantes da UFMS provaram que têm o planejamento estratégico e a visão de inovação necessários para desbancar projetos mais antigos.

A Solução: Tecnologia Social “Made in UFMS”

O Projeto Matéria-Mãe ataca dois problemas críticos da região: o baixo índice de reciclagem de plástico e a exclusão econômica de mães de pessoas com deficiência (mães atípicas).

A proposta cria uma rede de produção descentralizada onde essas mulheres, que muitas vezes não podem trabalhar fora devido à rotina de cuidados, transformam resíduos plásticos em joias e brindes corporativos de alto valor, trabalhando de casa. O modelo foi elogiado pela banca do Instituto Credicitrus por unir sustentabilidade ambiental e inclusão produtiva com viabilidade econômica.

Próximos Passos: Pré-Aceleração

Agora, o projeto entra na fase de Pré-Aceleração(fevereiro a março de 2026). Os estudantes receberão mentorias de especialistas de mercado para refinar o modelo de negócio e preparar a defesa do Matéria-Mãena “Semana de Sabatinas”.

Se avançarem para o Top 10, o grupo receberá um aporte financeiro (bolsa-auxílio) para tirar o projeto do papel e iniciar a produção piloto em Três Lagoas.

Fala do Time

“Essa classificação valida a qualidade do que é produzido dentro da UFMS. Entrar no Top 20 logo no início do time com o Matéria-Mãe mostra que identificamos uma dor real da nossa comunidade e desenhamos uma solução robusta. Agora, vamos trabalhar para trazer o prêmio principal para Três Lagoas”, destaca a liderança do grupo.

Sobre o Prêmio

Promovido pela Enactus Brasil em parceria com o Instituto Credicitrus, o prêmio busca identificar e investir na próxima geração de líderes que usam os princípios do cooperativismo para gerar impacto socioambiental.

SERVIÇO / CONTATO PARA IMPRENSA:

Projeto: Matéria-Mãe (Time Enactus UFMS CPTL)

Porta-voz: Acácia Moreira (Presidente do time)

Telefone/WhatsApp: (67) 99120-0371

E-mail: enactuscptl@gmail.com

Instagram: @enactuscptl

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias