Fórum de Turismo Regional Costa Leste une sociedade, pode público e privado para fomentar negócios

Três Lagoas sediou, nesta terça-feira, 25 de novembro, o 1º Fórum de Turismo Regional – Costa Leste, realizado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), Associação Integra Costa Leste e Abrasel.

O encontro teve como objetivo integrar poder público, setor privado e sociedade civil na construção de estratégias para o desenvolvimento turístico da região e ampliação de novos fluxos de negócios.

O evento, realizado no Instituto SENAI de Inovação em Biomassa, contou com a participação de diversas autoridades que prestigiaram a abertura oficial. Entre elas estavam Josi Signori, gerente do Sebrae/MS – Regional Costa Leste; Dr. Cassiano Rojas Maia, prefeito de Três Lagoas; Marcelo Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte e Lazer; Joaquim Romero Barbosa, presidente da Associação Integra Costa Leste; e Marcos Antônio Gomes Junior, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Três Lagoas.

A abertura iniciou com as boas-vindas de Josi Signori, seguida das falas de Marcos Antônio Gomes Junior, Joaquim Romero Barbosa, do prefeito Dr. Cassiano Rojas Maia e, finalizando, do secretário estadual Marcelo Miranda.

Programação Técnica

A programação teve início com a mesa-redonda “Rios que Geram Renda: Ocupação Responsável e Oportunidades nas Margens Urbanas da Costa Leste”, mediada por Josi Signori.

Na sequência, o empresário do setor turístico e prefeito de Andradina/SP, Mário Celso Lopes, ministrou a palestra “Turismo: O Poder de Transformar Vidas e Economias”.

O evento também contou com apresentação cultural do dançarino Brício, valorizando a identidade regional.

O painel “Turismo, Esporte e Cultura: a Transversalidade Perfeita” foi conduzido por Leonardo Ferrera Resende, gerente de Desenvolvimento e Governança Turística da Fundtur.

A consultora técnica do Ministério do Turismo, Michelly Hanna Silva Wadie, apresentou orientações sobre a importância do Programa de Regionalização e do Mapa do Turismo para acesso a programas e recursos federais.

A programação seguiu com a palestra “Experiências: Conexões que Marcam”, ministrada pela turismóloga e especialista em marketing turístico Luciane Quadro.

O turismólogo e consultor do Senar, José Alcímero de Moraes Santos, abordou o tema “Turismo Rural: A Ponte entre o Campo e a Cidade”.

Por fim, André Luiz do Couto Souza, criador do Festival Internacional de Pesca de Cáceres – MT, compartilhou conhecimentos sobre turismo de pesca esportiva, desde a organização de grandes torneios até a conexão com o mercado internacional.

 

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias