A solenidade em homenagem ao Dia do Servidor, realizada na noite desta terça-feira (28), ganhou um toque especial com o prefeito Doutor Cassiano Maia, prefeito de Três Lagoas, que anunciou o Decreto nº1467, que “dispõe sobre a ampliação do horário de expediente da Prefeitura com a autorização da jornada reduzida flexível para servidores públicos municipais”. A sessão solene foi uma propositura do vereador Tonhão, presidente da Câmara de Vereadores, com apoio de todos os demais parlamentares, os quais se fizeram presentes.
Além do prefeito, parlamentares, a mesa de honras contou com a presença da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM), Luciana Braçal, e da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted), Maria Diogo. Todos os secretários municipais também estavam presentes.
Após o presidente da Câmara dar início à solenidade, a jovem vereadora Sara Leite (Escola Batista, apadrinhada pela vereadora Sirlene dos Santos) fez uma apresentação musical. Então, a palavra foi aberta para o prefeito Doutor Cassiano Maia: “hoje, dia do servidor, quero ressaltar que não há uma gestão sem a mão, sem a presença e o trabalho do servidor de todas as esferas (municipal, estadual e federal). É por causa de vocês que nossa cidade se desenvolve, cresce, entrega educação de qualidade, saúde, infraestrutura etc”.
Cassiano enfatizou a importância em fazer com que o servidor se sinta satisfeito para dar o melhor dele para quem mais precisa. O prefeito lembrou como foi doloroso, no início do ano, quando teve que enxugar a máquina pública, mas deixou bem claro que não mediu esforços, nesse período de 10 meses, para realinhar a gestão e poder chegar nessa histórica noite de 28 de outubro de 2025.
“Tivemos que reduzir de 1.881 servidores para 1.114. Deste modo, cumprimos a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina que a União pode gastar até 50% de sua receita corrente líquida com pessoal, enquanto estados, Distrito Federal e municípios podem gastar até 60%. “Reduzimos os gastos de 53,8% para 48,53%”, ressaltou o chefe do executivo, que apresentou também algumas conquistas, como ajuste do Vale Alimentação dos servidores para R$750 e cumpriram um dissídio acima da inflação.
Por fim, Doutor Cassiano anunciou a Jornada Reduzida Flexível de 6h para o servidor e as 12h de atendimento ininterrupto à população, explicando: “para os concursados de 2014, estamos aguardando uma decisão da justiça, e para os concursados de 2021, serão chamados até fevereiro de 2026, com novas regras”.
“O Plano de Cargos e Carreiras está em pauta e sendo estudado com muita responsabilidade, com projeções de impacto até 10 anos pra frente, para dar aos servidores uma evolução cada vez melhor”, destacou o prefeito.
Sobre a jornada flexível, que tem como objetivo servidores mais eficientes e satisfeitos, diminuindo o número de atestados e absenteísmo, Cassiano exemplificou: “nos Centros de Educação Infantil (CEIs), atendimento será das 6h30 às 18h30, ininterruptamente, melhorando até mesmo questões de trânsito, por exemplo. Em um setor hipotético com seis servidores, poderiam funcionar com dois servidores das 7h às 13h; outros dois das 10h às 16h; e os outros dois 12h às 18h”.
Sendo assim, após esse anúncio, a população terá atendimento de 12h, cada setor com sua particularidade de horário no atendimento. “O decreto será assinado agora e passará a valer a partir de 1º de janeiro de 2026. Até lá, cada secretaria deverá se programar e adaptar para esta nova jornada. Mas o quê quero que fique nessa noite é que este é um processo de ‘humanização’, essa é a intenção da mudança anunciada”, finalizou.

 
															 
															



