O objetivo foi promover um espaço de diálogo democrático entre Poder Público, sociedade civil, instituições religiosas, educacionais, profissionais de saúde, entidades assistenciais, a fim de construir estratégias coletivas de prevenção, combate e tratamento
Na noite de segunda-feira (6), ocorreu a audiência pública com o tema: Drogas – Prevenção, Tratamento e Reintegração, proposta pelo vereador Robson do Alinhamento, com aprovação dos demais vereadores. “Hoje, nós estamos aqui, para transformarmos propostas em atitudes concretas, para resolver esse problema de nossa sociedade”, destacou o parlamentar na abertura da audiência.
Na oportunidade, ocorreu uma apresentação cultural com o jovem Bruno Pedro e o evento foi conduzido seguindo os três eixos temáticos.
A prevenção foi uma abordagem feita por José Ferreira Torres, natural de Três Lagoas, casado com Neuza Torres e pai de três filhos: Gustavo, Eduardo e Juliano. É bacharel em Ciências Econômicas pela FIRB/SP e possui ainda duas formações em Teologia, pela UNICESUMAR/PR e pelo CETEO/GO. Também é pós-graduado em Segurança Pública e Cidadania pela UNIDERP/MS. Ao longo de sua trajetória profissional, atuou na Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul e no Banco do Brasil, destacando-se especialmente por sua carreira na Polícia Rodoviária Federal, onde serviu por mais de 31 anos. Atualmente, é pastor evangélico na Assembleia de Deus – ADTL, em Três Lagoas, onde ministra aulas de Teologia tanto para crianças quanto para adultos, unindo sua vocação pastoral ao compromisso com a formação cristã.
Ele chamou atenção para a importância da família, da escola/educação, do esporte e a necessidade de mais locais para acolhimento dos dependentes químicos, bem como, a necessidade de investimento nos atendimentos, para que haja benefícios para toda a sociedade. “Nós vamos ver que precisamos de mais meios para que haja o acolhimento, para que as pessoas sejam tratadas, comunidades terapêuticas até que essa pessoa venha ser integrada novamente a sociedade. É necessário que haja mais investimento”.
Na sequência, dentro do mesmo eixo, ocorreu a palestra com Igor Queiroz Paez, psicólogo e psicoterapeuta. Ele já atuou como psicólogo em serviços de acolhimento infantil, na gestão da assistência social na proteção especial e como terapeuta de referência no CAPSII. Exerceu funções de coordenação no CAPSII e no CAPSAD, além de integrar a equipe do Consultório na Rua. Atualmente, é responsável pela área de Saúde Mental do município de Três Lagoas, contribuindo para a articulação das políticas públicas e a qualificação da rede de atenção psicossocial.
O profissional da saúde pontuou sobre a formação do indivíduo desde a infância, a importância dos familiares e ainda sobre o trabalho feito no CAPS- AD, atualmente, incluindo dados (2025 até o momento) como: 338 pacientes em acompanhamento; 665 atendimentos médicos; 116 atendimentos de psicologia; 416 atendimentos em grupo e 1.012 outros atendimentos.
Por fim, ocorreram as falas referentes ao tratamento, do pastor Thiago Alberto Rocha (coordenador do Desafio Jovem Peniel) e de reintegração com Joel Borges (ex-dependente químico).
Thiago discorreu sobre o papel das instituições de acolhimento no tratamento da dependência a utilização do evangelho como ferramenta de libertação e superação de vícios.
O Desafio Jovem Peniel é uma comunidade terapêutica cristã dedicada ao tratamento de dependentes químicos, com atuação destacada em Três Lagoas,
conta com duas unidades: uma masculina, localizada na Fazenda Lar da Paz, e uma feminina, situada na Vila Alegre. O programa baseia-se em três pilares fundamentais: espiritualidade, convivência entre pares e laborterapia. Os internos recebem acompanhamento espiritual, apoio mútuo e participam de atividades laborais, fundamentais para o processo de recuperação e reintegração social.
O Desafio Jovem Peniel permanece como um importante instrumento de transformação social, levando esperança e recuperação a indivíduos e famílias impactadas pela dependência química.
Joel, de 47 anos, casado há 22 anos e pai de duas filhas, é graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Engenharia de Produção e possui formação técnica em Eletrotécnica pelo SENAI. Atualmente, segue em constante aperfeiçoamento, cursando Inglês, sempre comprometido com a evolução pessoal e profissional. Ele deu um testemunho pessoal sobre o envolvimento com álcool e drogas, os desafios enfrentados após o tratamento e a importância do acolhimento e da reinserção social do recuperado.
Também houve o momento para perguntas e as principais questões foram: sobre mais Caps para Três Lagoas, o Caps III e hospitais para atendimentos dos dependentes químicos. Houve ainda relatos de ações feitas e a serem viabilizadas no município, como a retomada da ong “Amor Exigente”.
Ao final, o vereador Robson do Alinhamento deixou disponível um QR Code para contato. “Estou no meu primeiro mandato, quero agradecer a presença de todos. Estou trabalhando para que haja políticas públicas para prevenção e tratamento do uso das drogas. E esta audiência pública contribuiu para que nós possamos trabalhar com mais conhecimento, mais afinco, para toda sociedade três-lagoense”.
O parlamentar ainda aproveitou para anunciar uma verba de R$ 600 mil, para ampliação do posto de saúde do bairro Interlagos e proposta de ampliação do CAPS II para se tornar CAPS III, ambas solicitações feitas ao deputado federal Luiz Ovando.
O evento foi encerrado com uma oração do pastor e ex-vereador Amilton Torres, que esteve acompanhado a audiência pública a convite do vereador.