A tarde do 7º Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul, realizado em Três Lagoas, reuniu gestores municipais para discutir os impactos e perspectivas das cidades que recebem grandes empreendimentos do setor florestal. O painel “Políticas Públicas: Os Benefícios e Desafios das Cidades Âncoras dos Megaempreendimentos Florestais” foi conduzido por Junior Ramires, sócio-diretor das Empresas Ramires e presidente da Reflore/MS.
Participaram do debate os prefeitos Cassiano Rojas Maia (Três Lagoas), Roberson Moureira (Ribas do Rio Pardo) e Antônio Ângelo Garcia dos Santos (Inocência), além do vice-prefeito de Bataguassu, Cleyton Silva.
Os gestores compartilharam experiências sobre como cada município tem se estruturado para acompanhar o rápido crescimento econômico e populacional impulsionado pelas indústrias de base florestal. O tema envolveu questões como infraestrutura, habitação, saúde, educação e segurança pública, além das estratégias para garantir que o desenvolvimento seja equilibrado e traga melhorias efetivas à população.
Durante sua participação, o prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia, destacou o papel do município como protagonista nesse processo de transformação.
“Hoje tive a honra de participar do 7° Congresso Florestal de MS, realizado em paralelo ao Show Florestal. Um dia marcado por aprendizado, conexões e troca de experiências que reforçam a importância desse setor para o desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Ele também ressaltou o peso do município na realização de grandes encontros voltados ao setor produtivo.
“Três Lagoas, mais uma vez, mostra sua grandiosidade ao receber um evento dessa relevância”, disse.
Como gestor, Maia reforçou a função do poder público em apoiar o desenvolvimento. “Temos de ser propiciadores do progresso, quanto mais as empresas e a população precisarem, dentro do que for possível, nós temos de correr atrás. É como preparar o terreno: oferecer infraestrutura, tecnologia e mão de obra qualificada para acolher e potencializar os investimentos”, acrescentou.
O painel também abriu espaço para interação direta com o público, o que ampliou o debate sobre os desafios e oportunidades de cada cidade que integra o chamado “Vale da Celulose”.
O evento contou com patrocínio master de Arauco, Bracell, Eldorado Brasil e Suzano, além do apoio do Sistema Fiems, Sesi-Senai e Senar/MS. Como patrocinadores Gold, estiveram presentes Eco Brasil Bioenergia, Lacan Florestal e Manulife Investment Management.
A realização é da Reflore/MS, com organização da Malinovski, apoio master do Sebrae e da Semadesc, e apoio regional do Shopping Três Lagoas.